dimanche 18 septembre 2016

Navegando vai a Madeira pelo Mar


« Ilha da Madeira »
Ô Minha amiga
eu não conheço bem
Tens vontade  de amizade
Amiguinha minha
Anda vem ! Vem comigo
A ilha da Madeira.

Isto não é mais que um começo
Anda ! vem
Façamos como os pasarinhos
que quando se vestem,
com as suas penas
Que ainda  são pequenas
querem voar,
respirar novo ar
querem nas sondas saltar
e là no céu tão azul navegar,
Navegar no alto e à beira mar…
 
E cà em baixo
Nas praias as meninas a chorar
e os meninos contentes a cantar
que lindo, que lindo navegar no mar !

Os passarinhos
Piu ! piu ! piu ! tirlim ! tim ! tim !

Menino !
têm pressa de sair
do seu berço
têm calor, têm tanta vontade
de frescura, de ar puro respirar
e outros amiguinhos e amiguinhas encontrar!

Ô Minha amiga
Faz como os passarinhos
Vem beber un copinho
Do nosso gustoso vinho

Mas com cuidado
o vinho da Madeira
não é nenhuma brincadeira”

Anda d’aï minha amiga !
vem  à Madeira
Tomar uma grande bebedeira
De singela amizade !
Vem ! vem !
Vem dar satisfação,
à tua curiosidade
e também à tua liberdade
e depois da nossa amizade
fazer paixão.
Bretagne 18/01/16
Virgile ROBALLO

« Negocio »
Meu caro cliente
Meu amigo
Olhe você me dà um pouquinho
Sim tão pouquechinho
Dinheiro
Mas é tão barato amigo
Que redução lhe posso eu fazer?
Sim ! sim ! compreendo
Sua introjice estou vendo
Està negocio feito
Lhe estou eu a dizer
Fica em dez por cento !

Aperte aqui seu bacalhau
Mas você me deixa seco como pau
Mas eu sei, você não é cliente mau
Muito agradecido
Muito grato pelo seu dinheiro
Sabe, me està fazendo falta
O que eu quero
De verdade é ir longe, até Timor
De mãos dadas com o meu amor !

Belo é o dinheiro
Olhe encargue-se da nossa casa
Eu o que quero é  ser timorense ou timoreiro
Uma semana, um mês, um ano inteiro !
Guadeloupe 2010
Virgile ROBALLO

« A menina  da Janela »
voltou a casa
e não se enfada
à janela està
penteando sua bela cabeleira
ela é
pois é
azul, cruz de Cristo, amarela...
Serà ela da ilha Madeira
Mas que linda està ela !

entre cortina e cortina
da bela janela
encantada
e eu olho para ela
admiravel princesa
de quem se desprende
tanta paixão e beleza !
e de mim ?
Alegria, admiração e solidão
 E mais que tristeza…

Vannes Octobre 2012
Virgile ROBALLO

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire